sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Google Buzz...medo?!

Foto: Leonel de Castro/JN


Estava eu a divagar pela internet quando encontrei imensas notícias e comentários, nomeadamente no DN, sobre o Google Buzz. Se calhar sou uma ignorante de primeira, mas não fazia a mais pequena ideia do que se tratava. Por isso mesmo decidi ler e "cultivar-me"...e resumindo: estou chocada!

"José (nome fictício) viu a sua caixa de contactos do gmail exposta para os endereços com que comunica habitualmente, através do Google Buzz, rede social inaugurada na passada terça-feira. O seu patrão ficou a saber com quem este comunica por gmail."

Ou seja, se enviarmos muitos e-mails para uma pessoa, essa pessoa poderá aceder ao nosso inbox e ver que e-mails enviamos e quais são os destinatários. E as minhas perguntas são: HÃ??!! ACEDEM AO MEU INBOX?? NÃO É SUPOSTO SER PESSOAL? PASSWORD PARA QUÊ ENTÃO?!

Desculpem a minha indignação, mas isto é impensável. É certo que cada vez mais somos manipulados pela publicidade ou outras milhentas coisas, mas há coisas que é suposto serem pessoais.

E a notícia do JN continua "Imagine se uma mulher descobre uma tonelada de e-mails e conversas do marido com uma antiga namorada", "Imagine que um patrão descobre a troca de mensagens entre um subordinado e executivos de uma empresa concorrente, exemplifica o site Business Insider.

As dúvidas relativas a uma eventual invasão de privacidade têm, para já incomodado.

O que sucede é que os subscritores de conta gmail receberam, sem pedir, com o serviço chamado Google Buzz uma montra de amigos seleccionada pela própria Google, em função do número de contactos recebidos, de forma automática. Depois, a visita a um perfil abre acesso a um grupo de pessoas com quem esse internauta costuma conversar online, além de deixar caminho para este espreitar as caixas de correio alheias, ali associadas."

Este serviço pode ter imensas potencialidades, mas o que é certo é que começou de uma forma muito infeliz. Porque, ok, pode-se cancelar mas à partida é imposto.

A justificação da Google para este desastre é que "a lista de seguidores é pública por defeito", com o objectivo de se poder contactar novos amigos e, assim, alcançar o convívio.

Dado isto, aconselho vivamente a lerem atentamente as instruções, condições de adesão, etc, anexadas à construção do perfil de utilizador, caso contrário um dia destes toda a gente sabe a nossa vida "de trás para a frente e da frente para trás".

Que medooo!

1 comentário:

  1. O que é pessoal está a tornar-se pouco a pouco de o deixar de ser...Estamos cada vez mais expostos...a tudo!

    ResponderEliminar